Publicado por: Beto | 16 de agosto de 2009

Preparando para o Capítulo Geral

logo do XXI capítulo geral

logo do XXI capítulo geral

Capítulo geral é uma assembléia representativa de todo o Instituto. Expressa a participação de todos os Irmãos na vida e na missão do Instituto, bem como sua corresponsabilidade no governo. O Capítulo exerce a autoridade suprema e extraordinária.

O Capítulo geral ordinário tem as seguintes funções:

1. Eleger o Ir. Superior geral, o Ir. Vigário geral e os membros do Conselho geral, segundo o direito próprio;
2. Estudar os assuntos de maior importância relacionados com a natureza, fim e espírito do Instituto e promover a renovação e adaptação do mesmo, sempre salvaguardando seu patrimônio espiritual;
3. Elaborar Estatutos para todo o Instituto;
4. Propor à Santa Sé eventuais modificações de algum ponto das Constituições.

Portanto um Capítulo é, antes de tudo e sobretudo, uma reunião dos irmãos. Isso definido, podemos acrescentar que nada impede que se possa ampliar o campo de consultas, durante o processo de preparação, nem se exclui a presença de consultores, observadores e outras pessoas, nas sessões capitulares, quando essa presença puder servir de apoio à tarefa quem temos entre as mãos. Com esses mesmos critérios, os membros do XX Capítulo geral autorizaram o Superior geral e seu Conselho a convidar várias pessoas ao Capítulo. Em todo caso, o número dessas pessoas não deve ultrapassar de 15% o número total dos capitulares. O Superior geral e seu Conselho devem dialogar com a Comissão preparatória para determinar a natureza da participação dos convidados e fixar o espaço de tempo durante o qual estarão presentes. Em todo caso, o direito ao voto para a tomada de decisões do Capítulo fica restrito aos irmãos capitulares.

Em segundo lugar, um Capítulo geral é uma reunião dos irmãos e não somente dos superiores do Instituto. Portanto, o número dos delegados eleitos deve exceder em 15 o número dos delegados de direito. Os membros do Capítulo – seja através da assembléia seja através das comissões que são formadas para os trabalhos capitulares – podem solicitar, se preciso, a ajuda de expertos para levar a bom termo as tarefas que lhe são confiadas.


Deixe um comentário

Categorias